quinta-feira, 14 de julho de 2011

Desenvolvimento físico e capacidades motoras

Existem cinco capacidades motoras, sendo elas: a resistência, a força, a agilidade, a flexibilidade e a velocidade. O período de desenvolvimento de cada uma das capacidades é diferente das outras,razão pela qual uma ginasta atinge o seu auge antes de um futebolista atingir o seu. As capacidades motoras são também determinadas pelo factor genético, razão pela qual os praticantes das diversas modalidades têm características próprias. Os diferentes desportos exigem algumas capacidades motoras. Por exemplo, um bom ginasta deve ter muita agilidade, flexibilidade e força. Outro exemplo daquilo que foi dito acima é o exemplo do velocista: um bom velocista necessita de desenvolver muito a sua velocidade. No que toca ao factor genético, para alguns desportos é necessário diferentes características genéticas. Um basquetbolista alto tem mais hipóteses para ser um bom jogador. Uma pessoa forte, por muito que se esforce, nunca conseguirá ser um campeão de velocidade. O treino de uma modalidade é muito importante para a formação de profissionais nas diversas modalidades. Para se atingir um bom desenvolvimento das capacidades motoras é necessário um treino, no entanto é de salientar que o treino não é solução para se tornar um profissional em qualquer modalidade. É necessário ter em conta o factor genético para escolher a modalidade certa para se practicar. Cada capacidade motora, sendo elas: a força, a resistência, a agilidade, a flexiblidade e a velocidade, têm diferentes modos de se desenvolver.



Capacidades motoras condicionais e coordenativas

Capacidades condicionais são essencialmente determinadas pelas componentes enérgicas predominando os processos de obtenção e transformação de energia – carácter quantitativo.
Capacidades coordenativas são essencialmente determinadas pelo componente onde predominam os processos e condução sem nenhuma condução - carácter qualitativo.

Capacidades condicionais

São fundamentadas através da eficiência do metabolismo energético. São determinadas pelos processos que conduzem à obtenção e transformação de energia isto é os processos metabólicos nos músculos e sistemas orgânicos – força , velocidade, flexibilidade e resistência.

Força

É a capacidade que permite reagir contra uma resistência através da contracção muscular. Esta possibilita, entre outros esforços: saltar, empurrar, levantar, puxar... Do desenvolvimento da força pode ser:
Geral – quando visamos o desenvolvimento de todos os grupos musculares;
Específicas – quando visamos o desenvolvimento de um ou vários grupos musculares

Velocidade

Capacidade de executar movimentos de dentro para fora no mais curto espaço de tempo. É a capacidade de executar ações motoras no mínimo de tempo, com intensidade máxima e com duração não superior a 6/8 segundos.Velocidade pode ser introduzida como "a capacidade de realizar um movimento em menor tempo possivel"

Resistência

Capacidade de suportar e recuperar da fadiga psíquica e pricipalmente da física.
Geral - quando é solicitada mais de 1/6 da massa muscular. É limitada pelo sistema cárdio respiratório.
Local - quando é solicitada menos de 1/6 da massa muscular total. É determinada pela resistência geral pela força e capacidade anaeróbica.

Flexibilidade

Capacidade que o atleta tem para executar ao longo de toda a amplitude articular movimentos de grande amplitude por si mesmo ou por influência auxiliar das forças externas.
Geral – consiste na amplitude moral de oscilações de articulações especialmente nas principais articulações.: ombro anca e coluna vertebral.
Específica – consiste na amplitude necessária para a realização de movimentos específicos de cada modalidade.Flexibilidade é a capacidade motora de aproveitar as possibilidades de movimentar e articular o seu corpo o mais amplo possivel.  

Capacidades coordenativas

As capacidades coordenativas são capacidades determinadas essencialmente por componentes onde predominam os processos de condução nervosa isto é elas possuem a capacidade de organizar e regulamentar o movimento constituindo-se portanto na base para a aprendizagem a execução e domínio dos gestos técnicos. Fundamentalmente na elaboração da informação e no controle de execução sendo desenvolvidas pelos analisadores.


Sem comentários:

Enviar um comentário