quinta-feira, 28 de julho de 2011

Sistemas Tácticos no Futebol de 7

No mundo do futebol é bastante debatida a questão da utilização de sistemas tácticos de jogo nos escalões de formação, sendo um dos aspectos mais importantes qual o sistema táctico para cada um dos escalões.
É fundamental que os atletas percebam que o futebol é um jogo de conjunto, em que todos os companheiros têm de saber o que fazer em cada momento do jogo, defendendo ou atacando, sendo possuidor da bola ou não.
O futebol 7 deve ser entendido como um banco de provas e duma formação mais completa, quase integral, que permita dotar cada jogador de uma ampla gama de conhecimentos técnico-tácticos e físico-psíquicos, que dificilmente vão conseguir no futebol 11.
Deve-se aproveitar os jogos para conseguir que os jogadores aprendam a desenvolver-se em posições diferentes de forma a complementar a suas carências de forma a compreender melhor as características de uma determinada posição. Porque não colocar um jogador ofensivo como defesa para melhorar a sua capacidade de sacrifício, de marcação e recuperação da bola? Porque não adiantar um defesa a zonas de ataque de forma a obrigá-lo a decidir em pouco espaço e tempo, dando a possibilidade de finalizar os ataques?
Quando estes jogadores passarem ao futebol 11 vão ter certamente uma versatilidade em termos futebolísticos superior a outros jogadores que apenas se especializaram numa determinada posição. É muito importante ter jogadores que saibam atacar e defender com qualidade, pois o futebol é ataque e defesa, e quantos mais jogadores tenhamos em campo que saibam trabalhar as duas situações maior é a possibilidade de ganhar jogos.

in BragaFut

Sem comentários:

Enviar um comentário