terça-feira, 19 de julho de 2011

Yoann Gonçalves - Sport Lisboa e Benfica




Yoann Gonçalves é filho de Violaine Gonçalves e Paulo Rodrigues. Nasceu no Luxemburgo no dia 12 de Março de 2002 e desde cedo que chamou a atenção dos pais para o mundo do futebol, que perceberam que podiam estar perante um talento raro do futebol. Tem um irmão gémeo, o Jordan, que, talvez por dar menos nas vistas, é guarda-redes.

Ainda é cedo para perceber se Yoann terá uma carreira de sucesso pela frente, essa é a verdade, mas que se diferencia (e muito) dos restantes miúdos não há dúvidas. Algo que ficou bem vincado desde que nasceu. "Desde pequenino que o Yoann andava atrás de uma bola, nunca vi uma coisa assim. Ele consome futebol de uma forma muito intensa. Diria mesmo que vive a 200 por cento para o futebol. Ele só vê futebol", confessa a mãe Violaine Gonçalves ao Academia de Talentos (ADT).

Não foi por isso de estranhar que os pais de Yoann optassem por colocar o filho desde bem cedo, aos quatro anos, a jogar nas escolinhas do Benfica do Luxemburgo. E porquê no Benfica? "Desde que nasceu que o Yoann e o Jordan são do Benfica. A primeira roupa que vestiram com quatro horas de vida era do Benfica", explica Violaine.

A afirmação no Sport Lisboa e Benfica

Entretanto, a família Gonçalves mudou-se para o Seixal e adivinhe para onde foram jogar os dois gémeos? Como seria de esperar para o Benfica. Estão nas escolinhas dos encarnados desde Setembro do ano passado. Yoann tem dado mais nas vistas, quer pela técnica individual apurada - tem um pé esquerdo fora do comum que muitas vezes engana os adversários apenas com uma simulação de corpo - quer pela capacidade de finalização. Depois, pelo meio, é ver jogadores a ficar pelo caminho: Yoann mete a bola para um lado, corre com uma velocidade estrondosa e marca golo. A seguir levanta os braços, corre e festeja.

A mãe, babada, como é óbvio, tem os pés bem assentes no chão. Mas reconhece que o filho Yoann tem um talento fora do normal para a idade, algo que os outros meninos não têm. "Eu sinto que ele pode ir longe. Acho que ele tem de facto muito talento, mas tem apenas seis anos, por isso é muito prematuro estar a falar disso. Para já é só um desporto", conta Violaine.

A mesma opinião têm os treinadores das escolinhas do Benfica. "Já conversámos com eles e já falámos sobre o Yoann. Eles disseram-nos que o talento dele é uma coisa que não se vê todos os dias", explica Violaine, referindo que o filho ainda não tem contrato com os encarnados: "Já poderia ter assinado um contrato, visto que é possível fazê-lo a partir dos seis anos, mas até agora não assinou nada. Vamos ver como as coisas evoluem."

Quase 130 golos desde Setembro

Os números muitas vezes não significam nada de especial, mas neste caso julgo ser importante referir quantos golos já marcou Yoann Gonçalves nas escolinhas do Benfica desde que representa os encarnados, ou seja, desde Setembro. Entre 120 e 130! Um número fantástico. "Ele sabe que é bom e que tem valor. Mas também sabe que tem de se esforçar mais, no entanto, o Yoann sabe que é uma criança com um talentos que não se vê todos os dias", diz Violaine.

Primeira classe

De repente, dou por mim a perguntar se é fácil conciliar o futebol com os estudos, uma questão pertinente mas sem fundamento no caso de Yoann, já que ainda não frequenta sequer o ensino primário. "Neste momento ainda não sentimos dificuldades para conciliar os treinos com os estudos, mas acho que não vai haver qualquer problema no futuro. Vivemos no Seixal, a escola dele também vai ser perto de casa e, apesar dele treinar no Estádio da Luz, no campo número dois, julgo que não surgirão grandes dificuldades", refere a mãe de Yoann.

Inseparável do futebol

Yoann, confessa a mãe ao ADT, tem sempre de ter uma bola por perto. "Quando não está a treinar, o que acontece às terças e sexta-feiras das 17h15 às 18h30, está a jogar futebol em casa ou na rua. Muitas vezes está a jogar Playstation e a ver jogos de futebol na televisão para depois tentar imitar os truques e as fintas dos seus ídolos, sobretudo Cristiano Ronaldo. É o seu ídolo. Também gosta muito do Messi, do Simão Sabrosa e do Di Maria, que muitas vezes vê jogar no Benfica. Identifica-se bastante com o Di Maria".

Qualidade acima da média

Através dos vídeos do site Youtube percebemos que Yoann, além de ter uma qualidade técnica acima da média e um pé esquerdo fantástico, é um miúdo que nunca desiste de um lance. Vai a todas e disputa a bola com muita garra. Nos lances de um para um, por exemplo, quando está a atacar deixa sempre o adversário pelo caminho com uma facilidade fora do comum. Quando está a defender quase sempre rouba a bola ao atacante. No jogo jogado é interessante perceber o sentido posicional que Yoann já tem. Sempre que não tem a bola nos pés, desmarca-se de forma inteligente para procurar linhas de passe.

Aos seis anos, Yoann Gonçalves é uma das grandes promessas do futebol português. O tempo irá encarregar-se de fazer o resto e mais tarde poderemos perceber que qualidades tem de facto este menino super talentoso. A realidade é que neste momento anda um raro talento à solta no centro de treinos do Benfica no Seixal. Quem sabe se Yoann não será o Cristiano Ronaldo do ano 2020? Nessa altura, relembro, terá apenas 18 anos. Até tem muita, mas mesmo muita margem de progressão. Veremos.

Nome: Yoann Gonçalves.
Clube: Sport Lisboa e Benfica.
Posição: Médio ofensivo/extremo/avançado.
Data de nascimento: 12-03-2002.
Nacionalidade: Portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário